Bem vindos PtrevolutionTV

antes de publicar, vejá se está no topico correcto

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindos PtrevolutionTV

antes de publicar, vejá se está no topico correcto
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protestos continuam agitando países da América Latina

Ir para baixo

Protestos continuam agitando países da América Latina Empty Protestos continuam agitando países da América Latina

Mensagem por eclobai Ter Jul 30, 2013 6:27 pm

anonymousbrasil
Após Panamá, cujo PIB cresceu 10,7% no ano passado, o Peru é considerado a estrela macroeconômica na América Latina, com um aumento de 6,3% em 2012 e 12 anos de crescimento sustentado desde 2001. Performances econômicas semelhantes têm Chile, com crescimento de 5,6% do PIB em 2012, e no Brasil, para o qual a CEPAL projeta crescimento de 2,5% da economia este ano. Além disso, o Brasil tem o melhor clima de negócios na América Latina, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), e Chile e Peru estão em terceiro e quarto lugar no índice de tal clima econômico. No entanto, os três países com fortes economias para as crises globais que agora enfrentam os maiores protestos de jovens cidadãos da classe média, que exigem que a democracia é mais do que eleições periódicas.
Protestos continuam agitando países da América Latina Protestos-415x272

No Chile, os protestos começaram em 2011 para exigir reformas no sistema de educação do Chile, porque, a partir do modelo econômico estabelecido durante o governo de Augusto Pinochet, o Estado delegou grande parte da educação do setor privado. No Brasil, a revolução dos 20 centavos de Junho, veio para travar a subida do custo da tarifa do transporte público, mas logo se tornou uma reivindicação maciça contra a corrupção e política suja. “Vem para rua” (ver Street), “Não é 20 centavos” (Não são os 20 centavos de dólar), foram alguns dos cartazes que milhares de jovens de classe média subiu para redes sociais e expôs nas principais cidades sul-americano gigante.

No Peru, já houve três datas de protesto do 17-J, quando o Congresso escolheu pessoas muito desafiado como juízes do Tribunal Constitucional e do Provedor de Justiça novamente por um pacto político popularmente apelidado como a esculpir. Segundo analistas, há semelhanças entre os três países protestos, slogans e expressões da juventude também demonstraram, mas no caso de rejeição classe política representativa peruana, institucional e novato não é um componente diferente do Chile e Brasil. “É o mesmo grupo social a ser mobilizados nesses países. A diferença é o tamanho: no Brasil formalmente classe média é muito maior, de 35% do PIB no Brasil é contribuintes na variação percentual no Peru é de 15%. No Brasil, as pessoas usam serviços do governo em educação, saúde e transporte, enquanto que no Peru há um déficit nos serviços “, disse o cientista político peruano Carlos Melendez.

“A mobilização de Peru é mais parecido com o Chile, porque não há recessão econômica, mas uma exigência de qualidade dos serviços, mas o Chile oferece uma outra magnitude dos serviços. Ambos os países preso indicadores e ao Brasil “, acrescentou.

O psicólogo social Ricardo Cuenca explicou o descontentamento geral dos jovens peruanos que saíram às ruas em 17-J, 22-J e 27-J. “Não acredito que as instituições que vêem um limite para a democracia representativa, acredito que eles têm para expressá-los com a sua voz porque não eleito representá-los. E há algo paradoxal, parece bom e não um grupo uniforme, institucionalizado, que obriga as instituições na política “. Cuenca está atualmente conduzindo uma pesquisa sobre os participantes, e constatou que dos 130, 84 estavam trabalhando em uma empresa privada antes, e desses, pelo menos 64 não faziam parte de um partido político, antes de ser eleito.

“A política não vai mudar se não mudarmos”, disse Cristina Valega, presidente da Federação de Estudantes da Universidade Católica de intervenção cidadã no centro de Lima. A demanda para a mudança é devido aos indicadores desanimadores da política peruana. O índice de capacidade legislativa é baixa, como Guatemala e Honduras, classificados 109 de 133 sobre a independência judicial (de acordo com o Fórum Econômico Mundial), o nível de confiança no Congresso peruano é de 14% e é o menor de América Latina, onde a média é de 34%. E de acordo com Latinobarómetro, a satisfação com a democracia é em Peru dez pontos abaixo da média da América Latina.

“Qualidade institucional ea confiança do público estão no chão”, disse o cientista político Steve Levitsky esta semana, depois de constatar que a classe política peruana é inexistente, porque quase não políticos de carreira ou partidos políticos, mas “clubes políticos “unindo sempre que houver campanha. Levitsky também notou que o vira-casaca político no Peru, ironicamente, foi institucionalizada.

Melendez defende que estas são as primeiras manifestações “para a qualidade da democracia” e que apesar de ser pequeno, em comparação com o do Brasil ou sustentada ao longo do tempo, no Chile “, acabam sendo ampliadas pela qualidade da classe política” . “Se o parlamento eo governo são fracos, um flashmob [mobilização instantânea] pode gerar páginas dos jornais, os manifestantes têm acesso a meios de comunicação, e que, em um país onde não existem líderes políticos ou experiência política, acaba sendo um recurso. O governo decide às vezes influenciados por periodicazos ou flashmobs “, acrescenta.

Durante o governo de Alejandro Toledo no Peru cunhou a idéia de que as conquistas de crescimento trariam benefícios para todos. Os protestos de cidadãos mostram que, embora exista um certo progresso econômico, os direitos políticos estagnaram ou regrediram, e os cidadãos não estão dispostos a tolerar isso, especialmente os jovens, da faculdade, da classe média e de grupos ativos de esquerda.

font anonymousbrasil.com
eclobai
eclobai

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos